Tomás Abreu                   Exhibitions         Works         Outdoor         Films      



Onze segundos sacádicos


25 May - 6 Jul 2018

Espaço Painel, Porto

Curadoria de David Revés


Do olhar distraído ao olhar atento. A banalidade quotidiana do ver intersectada pelo inesperado. Paragem. Movimentos de múltiplas direcções: projecções que se lançam e retomam ao lugar de origem (o lugar daquele que olha).
Hesitação nos pés – hesitação nos olhos – oscilação do corpo: acção de pensar e pensar-se. A errância surpreendida que se transforma na procura de sentido e reconhecimento. Interrogação. Afeição.
Fora da galeria, o Tomás abre um espaço de latência e intromissão. Actua nas margens cegas e despercebidas do real sensível à espera que dessa acção surjam outras (as dos outros). Procura relacionar-se com o desconhecido que
passa absorto nos seus passos revelando-lhe vírgulas de pausa e detenção. Potencia um público, um olhar. Abre um espaço de demora, um momento de atenção.
Lá dentro, o que está fora encontra lugar de eco e reverberação. É aquele mesmo olhar a atentar-se (na generalidade da sua aparição) que é pensado na dinâmica da sua criação, da sua confirmação, da sua vitalidade. Mas também dos seus espasmos, da sua indolência. Memória e resistência. Extensão e velamento. Fixação e impermanência.
Um fora que se faz dentro. Que se vira para dentro. É nesta pulsão de potências e, ao mesmo tempo, de abrandamentos, naquilo que estes trazem de significante e revelador, que os gestos do artista ganham força activa para uma poética do olhar e de como este se deve revestir, acima de tudo, num espaço onde o tempo acontece e ganha corpo, insurgindo-se contra – mas sem violência – a velocidade demasiado acelerada e a banalidade da profusão imagética que consumista e inconscientemente povoam a contemporaneidade e os estados de relação que desenvolvemos com o mundo onde existimos e no qual nos pensamos.







Obras:

Onze’’
Película 35mm queimada (5 metros),  fio 0,3mm
115 x 15 m
Vista instalação: Largo Amor de Perdição, Porto


Segundos
Óleo e acrílico sobre telas
60 x 50 ; 60 x 52 , 60 x 80 ; 90 x 65 (cm)


Movimentos sacádicos
12’32’’
1080p, 16:9, BW, Mute
S: Movimentos oculares de 91 actores.


Telefone
Ripas de telefone android, cola epoxi, fio
0,3 x 250 cm